menu

Notion

O Notion é uma ferramenta robusta usada para gerenciar bases de conhecimento, fazer anotação, rastrear tarefas e muito mais.

Markdown - Janela do Aplicativo Notion!

Visão geral

O Notion é uma ferramenta bem versátil, algumas empresas usam para anotações, outras para gerir uma base de conhecimento e várias para rastrear projetos.

O programa tem certa similaridade com o sistema do wiki, mas somente usando o aplicativo para se ter uma melhor ideia do que ele é capaz.

A compatibilidade do Notion é muito boa, a ferramenta conta com versões para Web, dispositivos moveis e também para o Desktop.

Com a versão online é possível trabalhar com sincronização de documentos.

Quando falamos em suporte ao Markdown no Notion, as coisas ficam um pouco mais complicadas.

A questão é que, se você copiar um conteúdo formatado em Markdown para dentro do editor da ferramenta as coisas, normalmente, funcionam do jeito esperado.

Já usar o editor do próprio programa para construir arquivos Markdown nem sempre funciona. O uso de asteriscos, por exemplo, para formatar em negrito funciona perfeitamente, agora, usar colchetes para criar links nem pensar.

O que pode confundir os usuários, já que, copiar e colar um link no formato Markdown para dentro do editor funciona!

Outro ponto a ser notado é a dificuldade para editar o documento Markdown que você colou no programa, mesmo funcionando, a ferramenta não parece ter sido desenvolvida para isso.

Mais informações sobre o Notion em https://www.notion.so/.

Suporte ao Markdown no Notion

A Tabela 1.1 mostra os elementos Markdown compatíveis com o Notion.

Elemento Suporte Informação
Títulos Sim
Parágrafos Sim
Quebras de linha Sim Aqui temos duas situações: primeira, se o conteúdo foi colado dentro do editor use a barra invertida \ ou pressione o Enter para quebrar a linha, segunda: você está digitando o documento Markdown diretamente dentro da ferramenta, nesse caso, utilize a combinação de teclas Shift+Enter para quebrar a linha.
Negrito Sim
Itálico Sim
Blockquote Parcial O Notion não oferece suporte aos blockquotes aninhados.
Listas ordenadas Sim
Listas não ordenadas Sim
Código Sim
Linhas horizontais Sim
Links Parcial O Notion permite que você copie e cole um link formatado em Markdown para dentro do programa, agora, para construir um link diretamente no editor, utilize o comando: /link.
Imagens Parcial Copiar uma imagem para dentro do editor, no formato Markdown, funciona da maneira esperada. Para referenciar uma imagem diretamente na ferramenta use o comando: /images.
Tabelas Parcial Semelhante aos elementos anteriores, você pode copiar e colar a formatação de tabela Markdown para dentro do editor do Notion. Para construir uma tabela diretamente no programa use o comando: /table-inline.
Blocos de código cercado Sim O Notion possui suporte ao destaque do conteúdo de dentro do bloco.
Notas de rodapé Não
Id de títulos Não
Listas de definições Não
Tachado Parcial Aqui tem um truque, use somente um til ao redor do conteúdo que você quer riscar, exemplo: ~conteúdo tachado~. Essa formatação, diferente das outras, não funciona quando copiada para dentro do editor.
Listas de tarefas Parcial Para criar uma lista de tarefas no Notion use o comando: /todo. Copiar e colar a formatação Markdown para dentro do editor também funciona.
Emoji (copiar e colar) Sim
Emoji (códigos de acesso) Não
Link automático de URL Sim
Desativar o link automático de URL Não
HTML Não

Veja também

Notion: Aprenda os Atalhos