menu

Mark Text

O Mark Text é um editor de documentos gratuito e de código aberto projetado exclusivamente para escrita em Markdown.

Visão geral

Como o Typora, o Mark Text possui uma interface polida e um editor em tempo real que oculta a formatação do Markdown após a digitação. As opções de exportação de PDF e HTML são úteis, assim como o recurso que permite copiar texto do editor no formato Markdown, HTML ou texto sem formatação.

Existem alguns probleminhas. Em várias instâncias (observadas abaixo na tabela), a aparência do texto no aplicativo não corresponde à saída renderizada do HTML e PDF exportado. E, como no Notion, pode ser difícil editar o texto no formato Markdown depois que o editor já o converteu.

Site: https://marktext.app/

Suporte do Markdown no Mark Text

O Mark Text fornece suporte para os seguintes elementos Markdown.

Elemento Suporte Obs
Títulos Sim
Parágrafos Sim
Quebras de linha Sim Há uma discrepância entre o editor Mark Text e a saída renderizada, quando você pressiona a tecla Enter uma vez - isso não cria uma quebra de linha no HTML e nem no PDF exportados. Você deve usar o espaço em branco à direita ou uma barra invertida (\).
Negrito Sim
Itálico Sim
Bloco de citação Sim
Listas ordenadas Sim
Listas não ordenadas Sim
Código Sim
Linhas horizontais Sim
Links Sim Por algum motivo, os sinais de menor que e maior que (<>) para URLs e endereços de e-mail são renderizados literalmente no editor do Mark Text. Mas, isso não é um problema tão grande já que os links aparecem da maneira correta no HTML e PDF exportados.
Imagens Sim
Tabelas Sim
Blocos de código cercado Sim O realce da sintaxe também é suportado.
Notas de rodapé Não
Id de títulos Não
Listas de definições Não
Riscado Sim Você pode usar dois tiles (~~palavra~~) ou um til (~palavra~) - ambos funcionam no HTML e PDF exportados, mesmo que o Mark Text processe somente riscados com dois tiles.
Listas de tarefas Sim
Emoji (copiar e colar) Sim
Emoji (códigos de acesso) Sim
Link automático de URL Sim
Desativar o link automático de URL Sim
HTML Sim

Veja também

Repositório do Mark Text no GitHub