menu

Mark Text

O Mark Text é um editor Markdown simples, elegante e de código fonte aberto.

Visão geral

O Mark Text possui diversas opções interessantes para os usuários. Ele suporta os formatos PDF e HTML para exportar documentos; um editor em tempo real que oculta a marcação do conteúdo; a possibilidade de copiar texto diretamente do editor sem formatação, formatado em HTML ou no formato Markdown.

Apesar de ser um bom editor Markdown, o Mark Text apresenta alguns inconvenientes que podem deixar novos usuários confusos.

Por vezes, a aparência do conteúdo no programa é diferente da aparência do conteúdo exportado, seja ele, em HTML ou PDF.

Outro contratempo é, assim como no Notion, a dificuldade de edição do texto em Markdown depois da conversão feita automaticamente pelo aplicativo.

Mais informações sobre o Mark Text podem ser encontradas em https://marktext.app/.

Suporte ao Markdown no Mark Text

A Tabela 1.1 apresenta informações importantes sobre o uso de elementos Markdown no Mark Text.

Elemento Suporte Informação
Títulos Sim
Parágrafos Sim
Quebras de linha Sim Como dito anteriormente, há uma diferença notável em se tratando de quebrar a linha no Mark Text, pressionar a tecla Enter no editor quebra uma linha, mas essa quebra é perdida quando o documento é exportado para HTML ou PDF, por isso, use o espaço em branco à direita da linha ou a barra invertida \.
Negrito Sim
Itálico Sim
Blockquote Sim
Listas ordenadas Sim
Listas não ordenadas Sim
Código Sim
Linhas horizontais Sim
Links Sim Aqui também há uma discrepância em relação a renderização de links. O use dos sinais de menor que < e maior que > aparecem de forma literal dentro do editor do Mark Text, mas quando o documento é exportado para HTML ou PDF esses sinais somem e o link é vinculado de forma correta, então não é um problema tão grande.
Imagens Sim
Tabelas Sim
Blocos de código cercado Sim O Mark Text também fornece suporte ao destaque da linguagem de programação do bloco de código.
Notas de rodapé Não
Id de títulos Não
Listas de definições Não
Tachado Sim O Mark Text é compatível com os dois tipos de formatação, usando dois tiles ~~palavra~~ e um tile ~palavra~, no editor do aplicativo será processado somente o uso de dois tiles ~~, mas quando o documento é exportado, ambas as formatações funcionam.
Listas de tarefas Sim
Emoji (copiar e colar) Sim
Emoji (códigos de acesso) Sim
Link automático de URL Sim
Desativar o link automático de URL Sim
HTML Sim

Veja também

Repositório do Mark Text no GitHub