menu

Madoko

O Madoko é um processador Markdown rápido para escrever artigos profissionais, livros, manuais, páginas da web e apresentações, com foco na simplicidade e legibilidade do texto.

Janela do aplicativo Madoko!

Visão geral

Você pode usar o Madoko para escrever documentos complexos no Markdown e obter resultados impressionantes em PDF e HTML. Madoko é um processador Markdown em Javascript desenvolvido com o Koka. Começou como um programa de demonstração para o nova linguagem, fortemente tipada, Koka e o nome vem de "Markdown in Koka".

O Madoko pode ser executado localmente como um programa de linha de comando ou no Madoko.net para aproveitar os recursos de armazenamento e colaboração. O Madoko se integra perfeitamente ao Dropbox, Github e OneDrive. Ele sincroniza automaticamente todas as alterações na nuvem. Dessa forma, seu documento está sempre disponível em qualquer dispositivo. O editor online também pode editar arquivos no disco local ou executar o LaTeX localmente, usando o programa localmente.

O Madoko implementa extensões como Github Flavored Markdown, pandoc, Markdown Extra e multi-markdown, além de adicionar outros recursos úteis para escrever documentos acadêmicos e industriais.

No Madoko, as tabulações são consideradas equivalentes a 4 espaços. É melhor configurar seu editor para que os TABS tenham esse espaçamento ou documentos podem parecer bagunçados.

Site: https://www.madoko.net/

Suporte do Markdown no Madoko

O Madoko fornece suporte para os seguintes elementos Markdown.

Elemento Suporte Obs
Títulos Sim
Parágrafos Sim
Quebras de linha Sim
Negrito Sim
Itálico Sim
Bloco de citação Sim
Listas ordenadas Sim
Listas não ordenadas Sim
Código Sim
Linhas horizontais Sim
Links Sim
Imagens Parcial As imagens podem ser inseridas no documento para serem automaticamente carregadas e vinculadas a um subdiretório da pasta do documento. Observe o tamanho do arquivo, pois imagens maiores que 1Mb são rejeitadas pelo servidor do Madoko.
Tabelas Sim O Madoko estende significativamente a sintaxe da tabela do Markdown básico.
Blocos de código cercado Sim Internamente, o Madoko usa a biblioteca Monarch para realçar a sintaxe.
Notas de rodapé Sim
Id de títulos Não
Listas de definições Sim
Riscado Sim
Listas de tarefas Sim
Emoji (copiar e colar) Sim
Emoji (códigos de acesso) Não
Link automático de URL Sim
Desativar o link automático de URL Não
HTML Parcial Consulte a Referência do Madoko para obter mais informações sobre blocos personalizados.

Veja também

Referência do Madoko